Minha Primeira Viagem Sozinha

"Quero saber bem mais que os meus 20 e poucos anos"

Picture of Evelyn Cheida

Evelyn Cheida

La Viajera, jornalista fundadora do blog que mais empodera a mulher para viajar sozinha. Lugar de mulher é onde ela quiser!

Minha primeira viagem sozinha: Guarda do Embaú - SC

Viajar sozinha foi algo que sempre desejei, desde muito nova. Morar fora também, um sonho!

Eu pensei que sabia qual tinha sido a primeira vez que tinha viajado sozinha: quando me mudei de país

Mas quando parei para pensar para escrever esse artigo, minha memória me deu um baita susto: foi bem antes disso! Eu tinha 22 anos, recém terminado um namoro de 4 anos, um grande amor na minha vida.

Dois meses depois era dezembro, verão, fui acampar com minha amiga em uma praia. Lá encontramos um amigo dela que disse que ia com uma galera pro sul e chamou a gente pra ir. Ela não podia, mas eu disse na hora: “tô dentro!

Embarquei com uma galera que não conhecia para a Praia do Rosa em Santa Catarina. Era minha primeira real aventura longe de casa. Viagem longa, outro estado, sem data pra voltar. Avisei minha mãe que ficaria pelo menos um mês fora.

Planejei ir com eles até lá, mas depois dar um rolê só meu, viajar sozinha, fui aberta ao que pudesse acontecer.

Nem sei quantas horas de estrada. Lugar belíssimo. O pessoal até era gente boa, mas não senti uma conexão.

Fiquei um tempo com eles (não lembro se uma semana, 10, 15 dias, faz muito tempo, rsrs), aproveitei tudo que tinha pra aproveitar no Rosa

Muita praia, muita paquera, muita balada, show do Planta e RaízPraia da FerrugemPraia do Silveira, vários rolês. O mundo parecia um ovo, lembro que, sem planejar, encontrei amigas de São Paulo e até de Santos.

Viajar sozinha pela primeira vez

Enfim, depois de curtir tudo o que queria do lugar, resolvi partir sozinha

Não teve como escrever esse post sem lembrar dessa música que marcou essa época – na versão do Raimundos, claro:

“Eu não abro mão nem por você, nem por ninguém! Eu me desfaço dos meus planos!  Quero saber mais que os meus 20 e poucos anos!

O desafio de viajar sozinha: minha primeira aventura longe de casa - um mês de rolê pelo litoral de Santa Catarina

Parti realmente sozinha pela primeira vez. Claro que precisei de coragem para fazer algo que nunca tinha feito.

Ali eu aprenderia que viajar sozinha era a maior libertação, que eu poderia fazer só o que eu quiser, na hora que eu quiser, do jeito que eu quiser. E que eu não precisava sentir medo disso.

Peguei um ônibus (ou carona, na real não tenho certeza) e fui pra Guarda do Embaú, outro lugar que era louca pra conhecer.

Aluguei um quartinho só pra mim, era minúsculo. Fiz amigos. Paqueras. Tive uma noite maravilhosa na praia em noite de lua cheia com um homem lindo.

Um dia ele me levou pelas montanhas da Guarda, as paisagens são incríveis. Um eremita morava ali totalmente isolado há muitos anos.

Ele era adepto da dieta macrobiótica, um homem totalmente zen. Eu nunca esqueci o que me aconteceu ali.

Em uma conversa que tivemos, ele conseguiu me fazer mudar um péssimo hábito que eu carregava há anos – o de ficar balançando as pernas – em um claro sinal de ansiedade

Minha mãe vivia me chamando a atenção para isso, em vão. Meu irmão tinha e tem até hoje o mesmo mau hábito.

Enfim, esse homem de olhar tranquilo olhou pra mim e me disse o óbvio, o que minha mãe sempre dizia: que eu precisava parar com aquilo. E que eu deveria tomar chá.

Lembro da forma como ele olhou pras minhas pernas balançando. Ele me deu um chá, eu tomei. Não me pergunte como, mas isso me transformou. Nunca mais eu balancei as pernas. Pode até ser que eu faça vez ou outra, raramente, mas nunca mais como antes.

Segui viagem para outro destino

Praia da Joaquina em Floripa

Da Guarda, o próximo lugar que eu queria conhecer era Florianópolis. Lembro que falei com uma amiga que estava lá e fiquei com ela por uns dias.

Praia Mole, Galheta, Joaquina, Jurerê, aquele city tour maravilhoso, bares e baladas.

Uma pena eu não ter muitas lembranças concretas dessa viagem pra contar mais e eu nem entendo o por que disso. Nem por que eu nem lembrava que essa tenha sido realmente a vez em que eu comecei a me jogar sozinha.

Talvez porque eu ainda estivesse sofrendo com aquele término, porque eu só tinha um ano de formada e estava sem emprego. Um ano antes perdi um amigo em um acidente que me traumatizou e minha vida virou de cabeça pra baixo. Era muita coisa. Eu estava perdida na vida

E quando eu era jovem eu não me permitia sofrer. Eu me anestesiava fazendo mil coisas pra me distrair, não me deixei viver o luto.

Interessante olhar pra trás agora e ver que essa foi a única viagem sozinha em que eu estava meio sem rumo. Era o momento que eu estava vivendo.

Porque todas as outras viagens que eu fiz sozinha depois me trouxeram uma conexão absurda comigo mesma.

Uma sensação de plenitude, paz, felicidade. E o mais incrível, em todas essas eu fui sozinha, mas não significa que eu fiquei sozinha… vejo as fotos e estou rodeada de gente, feliz da vida, cheia de novos amigos.

Mas isso é assunto pra outro post!

Nesse primeiro mês fora de casa foi a primeira vez que senti muita saudade de um lugar da casa, uma sensação que me persegue em todas as viagens até hoje… se você pensou minha cama, errou!

O lugar que uma mulher que viaja mais sente saudade é o seu banheiro! Com todos os seus cremes e shampoos, etc, etc… tenho certeza que quem viaja se identificou! rsrsrs

E você, pra onde foi na primeira vez que teve coragem de viajar sozinha

#viajarsozinha #laviajera #elasoquerviajar #viajarsozinhapelaprimeiravez #primeiravezviajandosozinha