Fiquei encantada com Manaus. Uma cidade lindíssima, bem diferente do que eu imaginava. Uma mistura de história, natureza e luxo (claro que também há muita desigualdade).
O badalado bairro de Ponta Negra é um espetáculo, com orla da praia – sim, praia de rio! Existem muitas nesse paraíso de Amazônia!
Verdade que o calor não é de Deus!! Se você transpira, vá com a mente preparada, porque quando estiver ao ar livre ficará molhaaado de suor!
Mas por isso mesmo, todo lugar que você vai tem ar condicionado no talo! 18º C pra ser exata. Mas na rua e em alguns lugares imperdíveis como o Teatro Amazonas, rosa como os botos, não tem como fugir do calor úmido da região.
Vá com a roupa mais leve do mundo e um leque, mas não deixe de ir por nada! Inaugurado em 1896, é considerado um dos mais bonitos do mundo e faz jus à fama!
Foi palco de grandes óperas e tem em exposição móveis, objetos e figurinos incríveis usados pelos artistas no início do século. É uma bela viagem no tempo! E o teatro segue lindo e em atividade.
A sede do INPA – Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas – é outro passeio imperdível. Além das pesquisas, tem uma área de peixe-boi em recuperação, onde você pode vê-los nadando nos tanques. Também há um parque extenso cheio de macacos e outros animais silvestres.
O Jardim Botânico também é incrível. É o começo de uma área de reserva, bem grande, com trilhas e guias que explicam sobre a floresta. Quiosques com exposição de arte local, laboratórios de pesquisadores e uma torre de observação onde você vê Manaus do alto! Também dá pra ver vários animais por lá.
Manaus é uma cidade muito rica devido à Zona Franca de Manaus, um polo com mais de 600 indústrias. Sua existência colabora para a permanência da floresta em pé, já que os empregos gerados evitam atividades ilegais que destroem o ecossistema, como acontece em estados vizinhos.
O Amazonas é o estado mais preservado da Amazônia Legal, com 97% de floresta conservada.
A ZFM financia a UEA – Universidade do Estado do Amazonas, referência em pesquisas ambientais. Seu campus fica em um belo local mega arborizado, que lembra a USP em São Paulo. Se tiver um evento cultural em sua estadia, também vale a pena conhecer.
Reserve aqui seu tour por Manaus!
6 respostas em “Dicas de Viagem pra Amazônia – por Evelyn Cheida”
Nossa deve ser uma experiencia incrível mesmo.
Eu sou de belém do Pará, mas nunca fui em Manaus.
Adorei as dicas!!!
E eu preciso ir a Belém do Pará, com certeza!!
Muito bom saber mais sobre a Amazônia , sempre tive vontade de conhecer o norte do nosso Brasil .
O boto rosa é demais !!
Vale muito a pena! E o Boto é incrível mesmo!!
Tive o prazer, único e inesquecível, de trabalhar com Evelyn Cheida, a própria encarnação da energia de VIVER! Nossa missão era dizer para o Brasil que a Amazônia precisa ser descoberta e que, com apenas 8% de contrapartida fiscal, a economia da Zona Franca de Manaus e toda a Amazônia Ocidental, asseguram 500 mil empregos segundo o IBGE e a RAIS. Experimente a Amazônia, sua Natureza e a riqueza de que o Brasil precisa para se tornar uma civilização livre, sustentável e mais justa!
Eu sou muito grata por ter tido a honra de trabalhar com você! Mais ainda por ter ganhando sua amizade tão preciosa! Sou sua fã para sempre, querido Alfredo!