O Rio de Janeiro sempre me pareceu uma cidade apaixonante. Daquelas que você se apaixona de cara ou vai odiar pra sempre, sem meio termo. Aqui vou dar dicas para você viajar sozinha para o Rio de Janeiro e o que fazer com orçamento baixo.
E eu que cresci vendo o Rio de Janeiro das novelas, dos filmes e dos clipes, sempre imaginei uma cidade praiana com cara de metrópole, com samba, carnaval e Rap carioca. Se eu fosse escolher um lugar para morar um dia, certamente seria o Rio de Janeiro.
E por falar em Rap carioca… Depois de São Paulo, o Rio é o segundo berço do Rap, a galera que eu escutava todo dia no fone de ouvido estava lá, cantava sobre as praias, as batalhas, os rolês na Lapa e outras coisas mais.
Ao mesmo tempo era assustador imaginar eu, uma mulher, sozinha andando pelo Rio de Janeiro, com tanta violência e coisa ruim que a gente vê todos os dias nos jornais.
Mas era um lugar que eu precisava conhecer. E aí eu decidi me dar de presente de aniversário uma viagem de 10 dias pro Rio. Quer presente melhor que esse?
Quando eu estive em Natal – contei essa história no meu 1º artigo aqui no blog La Viajera – no Congresso de Saúde Pública, eu dividi o quarto com uma menina que morava em Niterói. Sim, como diz minha amiga Evelyn Viajera, só fica sozinha em viagem quem quer, sempre fazemos amizades incríveis! Leia esse artigo mara dela sobre isso!
Bom, Niterói não é exatamente Rio, né? Mas cidade vizinha tá super valendo! Ela disse que eu poderia ficar no apartamento que ela morava com os pais, e que era só atravessar a ponte Rio-Niterói que eu chegava na cidade maravilhosa.
Era tudo o que eu precisava ouvir! Logo eu, que não sou o tipo de pessoa que nega convite. Então, meses depois, chamei ela e perguntei se o convite ainda estava de pé, ela disse que sim e eu parti pra cidade maravilhosa!
Grana curta não é empecilho pra quem quer viajar!
Lugar pra ficar eu já tinha, agora eu precisava achar uma forma de chegar até o Rio de Janeiro forma econômica! Pesquisei muito e decidi não ir nem de avião, nem de busão, eu fui de Blah Blah Car.
Sim, peguei uma carona e fui para outro estado. Esta era a primeira vez que eu me aventurava a ir tão longe de Blah Blah Car.
Encontrei uma carona de São Vicente (moro em Santos-SP, cidade vizinha) até o Botafogo. Tomei vários cuidados: conversei muito com a carona, peguei RG, CPF, foto atualizada, placa do carro! Veja top dicas de segurança para viajar sozinha.
Se você prefere viajar com todo o suporte de uma agência de viagens pra não passar nenhum perrengue, fale com a Evelyn na @agencialaviajera! Todo conhecimento e experiência a serviço dos seus sonhos!