1.Comece pelo coração da cidade, a praça Marechal Deodoro, mais conhecida como Praça da Matriz, no Centro Histórico, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por ter sido palco de fatos marcantes da cidade desde sua fundação. Lá foi onde ocorreu a aclamação da República em 1889 e onde acontecem até hoje manifestações artísticas e passeatas. (Se você curte a presença de um guia, eu mega recomendo fazer um walking tour gratuito baseado em gorjetas pelo centro histórico! Reserve aqui.)
Nela estão a bela Catedral Metropolitana de Porto Alegre (veja como ela é linda por dentro nos meus Destaques Porto Alegre no instagram), o Palácio Farroupilha, que hoje abriga a Assembleia Legislativa do estado, o lindo Palácio Piratini, do governo, o Theatro São Pedro e o Palácio da Justiça, além de um monumento a Leonel Brizola e outro, no centro da praça, a Julio de Castilho, ilustre político e jornalista gaúcho.
2. Se você gosta de caminhar, minha sugestão é que vá da Praça Matriz andando pelo centro e desça a Avenida Borges de Medeiros, até avistar um prédio de arquitetura bem diferente ao seu lado direito, o Centro Administrativo Fernando Ferrari, um edifício em forma de pirâmide no bairro Praia de Belas. Ali, atravesse a avenida para o lado esquerdo e descubra a linda Praça dos Açorianos e uma calçada toda decorada com flores, bicicletas e frases de motivação, mantidas pela síndica de um dos prédios. Essa trajeto dá 1,2 km. Pra mim foi uma delícia e é claro que recomendo sempre sapatos confortáveis e sem salto!
3. Se você ainda gosta de caminhar (rsrs, eu amo e fiz esse roteiro todo a pé), siga para a Cidade Baixa – esse é pra curtir de noite e de dia – o bairro boêmio da cidade. Atravessando essa vizinhança gostosa e arborizada, você vai chegar em um parque lindo de viver! Do início na Praça Matriz até a próxima atração, o total da caminhada dá uns 3 km.
4. O Parque Farroupilha (mais conhecido como Parque Redenção) é maravilhoso, além de ser o mais tradicional e popular da cidade. Com sol, a fonte na praça central forma lindos arco-íris! Tem o Recanto Oriental e vários lugares que rendem fotos maravilhosas e um passeio delicioso.
5. Hora de pegar um carro de app (eu ouvi daqui você dizendo “Ufa!” kkk) e conhecer o Cais Embarcadero. Uma parte do porto que foi revitalizada e transformada em espaço gastronômico super descolado. São vários bares/restaurantes em contêineres, mas já vá sabendo que o preço é salgado. Porém a vista e o conceito fazem valer a pena! Lindo pra ver o pôr do sol, porém eu recomendo um lugar mais incrível ainda para isso, caso você só tenha um dia na cidade!
6. Gasômetro. Se até aqui tu não se apaixonou por Porto Alegre, aqui se apaixona de vez! O lugar, às margens do rio Guaíba, é lindo e está totalmente revitalizado. Além da antiga usina que dá nome ao lugar, que hoje é um centro cultural de seis andares, há um deck, perfeito para assistir o pôr do sol! Dica: leve um casaco, porque nessa hora a temperatura cai bastante!
Também existe um calçadão maravilhoso (à noite luzinhas no chão se acendem e o local é super bem iluminado), com jardim, bancos e ciclovia, além de pessoas vendendo Quentão!
Curiosidade: O Gasômetro é conhecido assim devido a antiga usina de energia do local, que apesar do nome, era na realidade uma usina movida a carvão mineral! O nome “Gasômetro” fazia referência aos tanques de gás de petróleo que eram distribuídos por canalização às residências da cidade que ficavam ao lado de onde hoje está a Usina. Com isso, a ponta da cidade passou a se chamar “ponta do gasômetro”.
7. Não bastasse essa área do Gasômetro ser a que talvez mais me encantou na cidade, lá ainda tem um restaurante divino (no Cais Embarcadero tomei drinks, aqui sim jantei depois de ver o sunset mais lindo!), o 360 POA Gastrobar.
Um restaurante redondo, todo de vidro, em cima do rio Guaíba! A gente vê as águas embaixo dos pés, é muito lindo e a comida maravilhosa! Uma ótima opção para assistir o pôr do sol também, principalmente se estiver muito frio! Eu gastei R$ 125 com um drink bem grande, um belo prato requintado com filé mignon e uma sobremesa de comer rezando, vendo o resto do pôr do sol e me abrigando do frio que já estava congelante! Na minha opinião vale o custo-benefício.
8. Agora é hora de esticar para um bar, ver um pouco da noite porto-alegrense. A dica é a Rua dos Andradas, berço da cidade, no centro histórico. Fica bem perto do gasômetro, então o Uber sai bem baratinho. A rua é cheia de bares legais e alguns bem tradicionais, como o Boteco Histórico, que ocupa um dos prédios mais antigos e charmosos da rua, bem em frente a outro prédio que chama atenção, um rosa, que abriga a Casa de Cultura Mário Quintana, outro que merece ser visitado de dia.
2 respostas em “O que fazer em Porto Alegre – 17 lugares imperdíveis – por Evelyn Cheida”
Adorei o conteúdo, sempre tive vontade de conhecer a serra gaúcha, e por aqui estou pegando várias dicas. Acjo que não é impossível rsrsrsrs
Oi Tabatha, vi sua msg no Instagram, aqui o artigo já respondeu sua pergunta, né? Porto Alegre é uma ótima pedida e a Serra Gaúcha tb! Eu amei e recomendo!