Foram 3 dias em Morro de São Paulo. No primeiro dia andei muito, subi e desci infinitas ladeiras, conheci a cultura local, visitei lojas e quiosques, e no fim da tarde, um sorvete e um por do sol no mirante do farol do morro.
Uma vibe indescritível e aquela velha sensação de liberdade e gratidão. E tudo isso com uma boa companhia, a minha! Logo à noite, curti música ao vivo com amigos do hostel, aliás meus lugares preferidos são restaurantes e barzinhos com uma boa música ao vivo, e em Morro de São Paulo encontrei diversas opções de lugares e culinária.
Um lugar bom para encontrar tudo isso, é na primeira e na segunda praia, onde tem mais movimento tanto durante o dia, quanto à noite. A Ilha é dividida em 5 praias. A partir da terceira praia você encontra menos agito. A quarta e quinta praia são mais afastadas e por isso mais vazias, já que em Morro não há carros para o transporte entre as praias, então se prepare para andar bastante!
Mas para quem quer conhecer melhor todo o lugar, é válido fazer um tour entre ilhas, onde dá pra conhecer melhor outras ilhas vizinhas ao Morro de São Paulo. Você pode encontrar empresas de turismo local com diversas opções de passeios ou pode reservar antecipadamente com bons preços aqui. Vale muito a pena conhecer todos os lugares disponíveis por lá.
No segundo dia peguei praia com outra amiga que conheci no hostel. Optamos por ir caminhando até a 4ª praia, um pouco mais afastada, para um banho nas piscinas naturais que se formam por lá. Amei a água morna e calma para um bom mergulho, além de pegar um bronze pra marcar o dia. Existem ainda passeios de 4×4 como este.
Terminei a noite com a família paulista que conheci no início da viagem, amei cada momento com eles, pessoas boas, divertidas e de presença leve!
No terceiro dia, quis mais um momento comigo mesma. Fui conhecer mais a ilha, andar com os pés na areia, e refletir mais um pouco… mas logo conheci novas pessoas, nativos do local, uma incrível troca de experiência.
Como é bom estar aberta ao novo! Na manhã seguinte era dia de despedidas, mas naquela noite consegui aproveitar cada segundo com ótimas companhias, música e comida italiana. Tirar uma noite só pra jantar, caminhar na praia e conversar foi muito bom, gosto de programas calmos e simples assim!
Mas pra quem quer um momento de muito mais agito, dançar e curtir a noite e a madrugada, em Morro de São Paulo você encontra festas para todos os gostos, e para todas as disposições, já que se você quiser pode sair da balada às 6 da manhã!
Hora de partir, amanheceu chovendo, e que delícia acordar com chuva no meio da floresta, as gotas caem sobre as folhas que deslizam e tocam o solo como uma tecla de piano… mágico! Tudo me toca de maneira tão profunda.
Aproveitei minhas últimas horas no hostel para mais um momento de yoga e um café da manhã delicioso, me despedi do pessoal com aquela saudade no peito.
Segui para o porto, hora de embarcar. No barco tive a alegria de encontrar uma youtuber que tem um canal de viagens, que eu acompanho há anos, amo as surpresas do universo!
4 respostas em “O que fazer em Morro de São Paulo na Bahia – por Francielli Melissa”
A Bahia é infinitamente linda! E estou ansiosa para conhecer muito mais desse estado maravilhoso! Morro de São Paulo em especial ganhou meu coração! A beleza natural juntamente com a simplicidade da rotina me encantou! Ligar que recomendo 100%
Arrasou, no próximo artigo já pede música! Obrigada por compartilhar mais esta experiência 😉
Eu vivo procurando companhias para viajar, agora eu acho q já encontrei minha melhor companhia: EU!
Esse é o espírito, Cinthia! Bem-vinda 🙂