La Viajera, jornalista fundadora do blog que mais empodera a mulher para viajar sozinha. Lugar de mulher é onde ela quiser!
São inúmeras as pesquisas sobre o aumento de mulheres que viajam sozinhas e o blog La Viajera estudou todos esses dados e trouxe as informações mais importantes para você. As pesquisas globais são bem mais robustas e interessantes, siga na leitura!
O último levantamento divulgado pelo Ministério do Turismo já está defasado (2017), mas já apontava que o percentual de mulheres que desejam viajar sozinhas (17,8%) é maior que o de homens com a mesma vontade (11,8%).
O MaxMilhas, que vende passagens aéreas por meio de milhas de programas de fidelidade, constatou que o número de mulheres que compraram voos individuais para o Carnaval em 2020 cresceu 8% em relação a 2019.
A Assist Seguro Viagem também observou que a maioria dos clientes que investiram na contratação de seus seguros de viagem em 2020 foram mulheres.
A gigante e-commerce de viagens Booking.com fez uma pesquisa em 2019 com clientes do Brasil, México, Colômbia e Argentina – homens e mulheres que já realizaram pelo menos duas viagens internacionais: 62% das mulheres afirmaram que já fizeram pelo menos uma viagem em sua própria companhia para outro país.
Um dado interessante dessa pesquisa é a percepção predominantemente positiva acerca da mulher que viaja por conta própria. Para os latino-americanos, elas são independentes (65%), aventureiras (54%), seguras de si (51%) e corajosas (40%) – em meio aos viajantes brasileiros, os números sobem para 71%, 52%, 53% e 49%, respectivamente.
Os números parecem bons, não? Mas decepcionam quando olhamos a grande figura.
Mulheres Latinas ainda têm medo de viajar sozinhas
Apesar da percepção positiva desta amostra, a mesma pesquisa da Booking mostra um dos motivos porque ainda estamos muito longe das europeias, campeãs em viagens solo.
O medo e a insegurança impedem 17% das mulheres latino-americanas de viajarem sozinhas. Segundo essa parte do levantamento divulgado pelo G1, 16% das mulheres nunca nem sequer pensaram na possibilidade, enquanto 55% justificam que preferiam a companhia de outra pessoa para viajar.
A pesquisa mostra ainda que 38% das mulheres latinas nunca se aventuraram numa viagem em sua própria companhia. Não há dúvidas de que a violência deve ser um dos motivos compreensíveis para a apreensão dessas mulheres, porém há algo que não devemos ignorar nesse contexto.
A cultura latina ainda é uma das mais machistas e patriarcais do mundo. Implantada pelas religiões e diversos outros fatores, a ideia de que o “macho” pode tudo, claro, incluindo viajar sozinho e o que mais ele quiser, e a ideia de que a mulher seja sempre a bela, recatada e do lar, permanecem enraizadas.
Estão profundamente marcadas no inconsciente coletivo de nossa latinidade, pouco importa se no Brasil, Colômbia, Nicarágua, México, El Salvador ou Argentina, etc. Muda a cor da bandeira e o carimbo do passaporte, mas essa ainda é a cultura latina, que nos impede de voar mais alto.
O machismo que nos sufoca e nos faz questionar se podemos ou devemos viajar sozinhas é o mesmo que causa altos índices de feminicídio, violência doméstica e sexual nestes mesmos países. Além, é claro, da eterna objetificação da mulher.
Isso tem que mudar e rápido. O blog La Viajera foi criado para te empoderar e somar nessa luta.
Em outros países as mulheres viajam sozinhas muito mais
A companhia aérea British Airlines fez uma pesquisa global no fim de 2018 que ganhou um nome incrível! (Don´t) Come Fly With Me – (Não) Venha Voar Comigo.
Foram ouvidas 9 mil mulheres de 18 a 64 anos no Reino Unido, EUA, Brasil, França, Alemanha, Itália, Índia e China. 50% delas contaram que já tiraram férias sozinhas. Veja que outras descobertas incríveis:
A Booking.com produziu mais um estudo que nos leva à uma conclusão interessante – ninguém segura essa geração. A próxima geração de viajantes globais, entre 16 e 24 anos, está prestes a descobrir o mundo – e para elas isso é prioridade, antes de comprar uma casa ou formar patrimônio.
Segundo o levantamento, 1 em cada 3 mulheres (36%) dessa geração planeja viajar sozinha pelo menos uma vez na próxima década. E mais:
70% já tem uma lista de lugares que planeja conhecer
Um terço diz que realmente prefere ficar sozinha(o) quando viaja
20% querem fazer um mochilão sozinha(o) ou tirar um ano sabático
54% dão importância à obtenção de um emprego que inclua viagens e 57% dizem que um trabalho que os expõe a outras culturas também é atraente
O site Solo Traveler World também compila várias pesquisas interessantes:
As mulheres de todo o mundo estão descobrindo cada vez mais a delícia e o empoderamento de viajar sozinha! É só o começo! E você, ainda se sente insegura? Conta aqui nos comentários qual é o seu maior medo, estou aqui para ajudar!
Aqui você encontra os melhores conteúdos para se empoderar e começar a viajar sozinha. Confira o guia completo com o passo a passo para planejar sua viagem e aprender a se libertar das crenças limitantes! Mas nunca deixe sua segurança e bem-estar de lado, viaje sempre com seguro viagem. Use o cupom EVELYNLAVIAJERA e garanta o seu com desconto aqui.
#laviajera #pesquisadeviagem #viajarsozinha #mulheresqueviajamsozinhas #solotravelers