Intercâmbio na França

Precisava me jogar no desconhecido. Me inserir totalmente em uma nova cultura, aprender uma língua. O destino me levou para Lyon - berço da culinária francesa e de toda a gentileza - e foi uma das melhores experiências da vida!

Picture of Viajera convidada: Ariane Lopes

Viajera convidada: Ariane Lopes

Nutricionista e eterna aventureira

Lyon foi muito melhor do que eu esperava. Quero repetir o intercâmbio e fazer tudo de novo

Tudo começou quando eu fui demitida do trabalho porque a empresa foi vendida. Decidi então viajar sozinha, pra um lugar que eu nunca tinha ido e não conhecia ninguém!

Fui em uma agência de intercâmbio e disse: “quero ficar em casa de família, e quero que você escolha o lugar”. E assim aconteceu, o atendente decretou meu destino: um intercâmbio na França, na cidade de Lyon.

Fiz questão de ficar em casa de família porque queria realmente viver uma nova cultura, da mesma maneira que os locais vivem e acredito que acertei muito nessa escolha.

Lá fui eu em um voo para desbravar o novo e aprender uma nova língua.

Cheguei em Paris e tinha que pegar um trem pra Lyon. Completamente desorientada, sem falar francês, nem inglês!! Hahaha

Uma menina viu que eu estava perdida e me ajudou falando espanhol, e por incrível que pareça, ela estava indo pra Lyon.

Como ela viu que eu era uma “tapada”, ligou pro pai dela nos buscar na estação de trem em Lyon, porque eu tinha 2 malas enormes, era tarde e já não havia mais táxis disponíveis.

Eles me deixaram na porta da casa que eu ia morar, levaram minhas malas e tudo e nunca mais na minha vida eu vi eles!

Isso porque dizem que francês não é gentil e que odeia quando não falamos a língua deles! Pela minha experiência, isso está longe de ser verdade, principalmente em Lyon!

Mas vale ressaltar que na capital Paris é diferente mesmo… eles são sim mais mal humorados e grosseiros!

Supreendida pela França - tudo novo e melhor do que eu esperava

Meus "pais" franceses foram anjos na minha vida, queria levá-los comigo! Martine, Marco e seus filhos

Cheguei, conheci meus “pais” e eles eram maravilhosos! Assim como os meus pais de verdade, eles têm 6 filhos, mas nenhum morava com eles.

Além dos meus “pais”, tinham mais 3 estudantes morando lá: duas americanas e uma carioca, de frente pro meu quarto!

Elas eram super legais, mas não viramos muito amigas porque nossos horários não batiam e nós não estudávamos na mesma escola.

No meu primeiro dia de aula, quase morri de tanto nervoso, não sabia nem como chegar na escola!

E pra minha surpresa, todos os meus amigos de classe eram o máximo, viramos super amigos

Era gente até de país que eu nunca tinha ouvido falar na minha vida! Vocês conhecem um país chamado Liechtenstein? Muita gente assim como eu, não conhecia!

Ah, uma curiosidade, quem nasce lá não tem passaporte, porque o país não tem hospital pra nascimento de bebês! Eles vão pra Suíça e nascem lá, depois voltam pra casa.

Os nativos desse país são muito ligados à arte e à música. E em todas as férias escolares eles fazem intercâmbio em países diferentes. Bem interessante!

Feliz da vida na Lafayette Bridge Lyon

E voltando ao assunto gentileza, em Lyon os franceses são tão amáveis que tenho várias histórias para contar.

Em uma delas, eu estava na fila de uma balada super famosa. Mas a lotação já estava no máximo e eu não consegui entrar. E não tinha mais táxi! Fiquei arrasada!

Um cara local ouviu nossa conversa e se ofereceu para nos levar para outra balada no carro dele. E antes que você pense que ele o fez por algum interesse, eu estava com minha amiga colombiana e mais três caras!

No fim, a balada que ele nos levou era ainda mais legal que a outra, ele conseguiu camarote pra gente e ficamos curtindo lá até de manhã! Foi demais!

Ele deixou cada um na porta de casa! Tenho ele no Facebook, mas nunca mais o vi! Vai ser gentil assim em Lyon!

Imersa de verdade na cultura da França - o verdadeiro intercâmbio

Comendo ostras às 9 horas da manhã, como fazem os franceses! Superbe!

A minha professora também era o máximo, ela nos levava pra ter aula nos pontos turísticos da cidade, explicava a história do lugar (a Europa tem muita história que nem imaginamos).

Ela nos levava para as feiras pra comer ostra às 9 horas da manhã, porque esse era o cotidiano dos franceses.

Ela explicava pra nós sobre cada queijo e cada vinho. Nos levava para os restaurantes locais, chamados Bouchons, que são restaurantes que só existem em Lyon, que é a cidade berço da história da gastronomia.

Um dos responsáveis por isso é o reconhecido chef Paul Bocuse, premiado pelo famoso Guia Michelin (criado em uma cidade próxima de Lyon) com as icônicas estrelas para os restaurantes.

Dá pra perceber que a comida lá é uma das melhores da Terra, né? Engordei muito durante meu intercâmbio na França, tudo é de muito boa qualidade, os vinhos são os melhores!

E já que estava lá, claro que aproveitei para fazer um curso de culinária, ministrado na própria casa da chef de cozinha! Algo muito peculiar! Como nutricionista achei incrível, pois não há lugar melhor para aprender a cozinhar do que numa cozinha normal dentro de casa, da forma que vamos executar no dia a dia.

Me diverti demais, fiz mochilão na Europa com as minhas amigas de classe. Como éramos estudantes, não tínhamos muito dinheiro. Viajamos de ônibus pra Bruxelas, 9 horas de estrada, era bem loucura!

Alugamos também espaço em carro pelo app bla bla car pra irmos pra Amsterdam, 9 horas de viagem também.

Conheci muitos países, muitas pessoas legais na Europa, tenho contato com eles até hoje.

Depois de 6 meses de intercâmbio na França, continuei minha aventura

San Sebastián no País Basco também me conquistou! Tanto que acabei ficando mais 3 meses por lá

No final do curso e do meu intercâmbio na França, foi choro do começo ao fim da viagem! Meus “pais” franceses eram anjos que eu queria poder levar comigo!

Alguns amigos ficaram por lá, outros voltaram para seus países de origem, outros se mudaram de continente.

Eu decidi fazer outro mochilão descendo de Biarritz na França, conhecendo todas as cidades até San Sebastián (ou Donostia, na língua basca) no País Basco, no norte da Espanha. Marque aqui seu tour gratuito na encantadora San Sebastián!

Cada cidadezinha que eu ficava encantada com a arquitetura, belezas naturais e tudo de lugares que nunca tinha ouvido falar, e olha que eu me considero uma pessoa viajada, viu?!

Uma coisa muito legal de ver na Europa é a quantidade de mulheres que viajam sozinhas, lá é a coisa mais normal e corriqueira do mundo!

Quando cheguei em San Sebastián, acabei ficando lá mais 3 meses, de tão incrível que é!!

A cidade basca tem festival de cinema que recebe gente de todo o mundo, grandes teatros, campeonatos de surf, estação de Ski bem pertinho e claro, muita festa. Além de ser o berço dos frutos do mar na Europa! Que delícia de vida!

Hoje em dia eu moro em Orlando, na Flórida (EUA) e por coincidência, a carioca que morava comigo lá está morando em Tampa! Fui visitá-la, foi super legal.

Outra grande amiga – acho que a mais chegada durante a minha viagem – uma colombiana de Medellín, está morando em New York, estou planejando uma visita o mais breve possível também!

Ano passado voltei em Lyon, e reencontrei alguns amigos que ficaram por lá, casaram, tiveram filhos, foi emocionante!

Essa foi a viagem que mudou minha vida para sempre, foi a melhor época da minha vida inteirinha, MEU SONHO É FAZER TUDO DE NOVO!

Mesma cidade, mesma escola, simplesmente quero viver essa experiência maravilhosa de um intercâmbio na França outra vez! Estou planejando para o ano que vem.

E você, sonha em fazer intercâmbio? Para qual lugar iria?

Ao planejar sua próxima viagem, confira todas as vantagens e descontos exclusivos oferecidos pelo Blog La Viajera!

Melhor ainda é poder confiar em alguém que planeje e execute tudo pra você! Fale comigo na agência La Viajera! Também temos intercâmbio! Venha viver essa experiência memorável!

#intercambio #intercambionafrança #lyon #frança #france #culinariafrancesa #dicasdeintercambio #dicasdelugaresnafrança #dicasdeviagem #donostia #sansebastian #paisbasco #espanha #mochilaonaeuropa #lugaresnafrança #viajarsozinha #mulheresqueviajamsozinhas #bruxelas #paris

Uma resposta em “Intercâmbio na França, inesquecível! – por Ariane Lopes”