Guia Completo para Viajar Sozinha - Realize esse Sonho

Passo a passo para planejar sua primeira viagem sozinha

Picture of Evelyn Cheida

Evelyn Cheida

La Viajera. Jornalista fundadora do blog que mais empodera a mulher para viajar sozinha!

cerro San Cristobal Santiago Chile
Viajar Sozinha proporciona momentos incríveis: pôr do sol no Cerro San Cristóbal, de onde se vê toda a belíssima Santiago do Chile

Viajar sozinha é seu sonho? Mas como um tsunami, a pandemia chegou e como você sempre foi deixando pra depois… acabou não realizando até hoje o que mais queria. Se esse é seu caso, aqui você vai encontrar um guia completo para viajar sozinha depois desse pesadelo! Chega de perder tempo.

Mas antes é preciso acabar com algumas crenças limitantes que nos foram impostas desde que nascemos. Vou te ajudar a entender e acabar com elas…

Tirar aprendizados dessa crise sem precedentes é vital. E se essa está nos ensinando algo muito valioso é, sem dúvida, que não devemos nunca mais adiar nossos sonhos, pois nunca sabemos o que pode acontecer! 

Esse é o verdadeiro significado da expressão Carpe Diem – viva o momento. Ela sempre foi minha filosofia de vida. 

Portanto se você sempre quis fazer aquela viagem sozinha, sem depender da possibilidade e compatibilidade de agenda (e do destino escolhido) ou da boa vontade de nenhuma amiga, parente, namorado ou marido, essa pode ser a melhor hora de finalmente tomar coragem e planejar sua viagem.

Chegou sua hora de viajar sozinha! Os preços estão baixos e mais do que nunca sentimos um senso de urgência em viver tudo que não vivemos até agora. 

O fim nunca esteve tão próximo e tão real. Como diz a música de Lulu Santos: “vamos viver tudo que há pra viver, vamos nos permitir!”. 

Se você quer viajar sozinha, mas com a segurança da consultoria de uma agência especializada, fale comigo aqui! 

As mulheres são sempre incentivadas a desistir do sonho de Viajar Sozinha – Supere esse crenças limitantes!

viajar sozinha
No rooftop do hotel mais antigo de SCL. Você vai sozinha, mas só fica sozinha se quiser! Crédito para um dos muitos amigos que fiz em minhas viagens! @Matheus Veiga

Muitas mulheres têm o sonho de viajar sozinha. Não consigo contar nos dedos quantas vezes uma mulher já me disse que queria ter a coragem de viajar como eu! 

A maioria guarda esse sonho na gaveta por medos criados por tantos comentários e julgamentos do tipo: “mas vai sozinha mesmo?”, “é perigoso!”, “mulher não pode viajar sozinha”, “quer viajar sozinha? está louca? não acredito!”, “viajar sozinha não tem graça” e tantas outras bobagens que você já ouviu e te garanto que não fazem o menor sentido

Não é nenhuma novidade que ainda vivemos em uma sociedade machista e patriarcal e viajar sozinha parece ser algo que realmente desafia muitos egos. Impressionante como o simples desejo de ver o mundo de forma independente pode incomodar e intrigar tantas pessoas.

São inúmeras as crenças limitantes impostas pela sociedade as mulheres. E saiba que, infelizmente, muitos (e muitas) dos que querem te impedir, na verdade morrem de inveja de sua coragem e estão loucos para estar em seu lugar.

Eu mesma já escutei de tudo. A diferença é que nunca deixei nada disso me parar. E pode ter certeza de que não sou a única, tem um monte de mulher por aí curtindo esse mundão lindo de Deus e se divertindo pra valer! A cada viagem faço novas amizades e sempre conheço mulheres incríveis, de todas as idades e esferas da vida viajando sozinhas como eu! 

E você? Vai se juntar a essa legião de mulheres que sabem o que querem e realizam seus sonhos ou ficar aí com essa frustração para sempre? 

Agora você vai aprender que a viagem começa bem antes de arrumar as malas, e que isso é uma delícia – e crucial para que sua viagem como mulher sozinha seja bem-sucedida!

Guia Completo para Viajar sozinha: tudo começa pela pesquisa

Guia completo para começar a colecionar os seus carimbos #laviajera

Estamos passando pela fase mais difícil vivida por nossa geração e no momento mal podemos sair de casa, que dirá viajar. Mas na nossa mente e na internet dá pra viajar muito! 

A sua viagem começa assim que você toma a decisão de viajar sozinha. E acredite, uma das melhores partes da viagem é planejar. Você já sabe para onde quer ir? Esse é o primeiro passo. Se não souber, tudo bem! Tudo começa pela pesquisa. 

Vamos supor que na primeira viagem no mundão você quer começar pequeno. Um lugar próximo, com uma língua fácil e que o câmbio esteja facilitado no momento – um ótimo destino para sua viagem sozinha seria a América Latina.

Digamos então que você escolha conhecer a belíssima Santiago do Chile. Lá você não vai gastar dólares nem euros, conseguirá se comunicar mesmo sem dominar o Espanhol e enfrentará um voo de 4 horas em média, saindo de São Paulo.

Definido o destino, a sua jornada está apenas começando! E o melhor de viajar sozinha é: você terá total liberdade para decidir absolutamente tudo da sua viagem!

Guia completo para viajar sozinha: como tomar coragem, por onde começar e como planejar passo a passo

 
O segredo para viajar sozinha é uma boa pesquisa

Existem um milhão de motivos pelos quais eu amo viajar sozinha, mas se eu tiver que escolher o número 1, é, sem dúvida, a total liberdade de escolha

Você é a chefe, você vai decidir o que fazer, quando fazer, que horas e até mesmo desistir de algum programa na hora se te der na telha. 

Tudo pode acontecer, está tudo em suas mãos! É uma situação tão libertadora que garanto que você não vai querer outra vida!

Então vamos ao que você deve pesquisar para ir criando seu roteiro de viagem independente e se sentir segura para isso:

Destino

Aquele lugar dos seus sonhos nem sempre é o mais recomendável para ser de cara o seu primeiro destino para viajar sozinha. 

Aqui existem inúmeros fatores a serem considerados, incluindo o fato de ser sua primeira “aventura”, e por isso pode ser que você queira começar pequeno se ainda se sentir insegura. 

Você pode escolher um lugar bem perto, uma cidade vizinha, vale tudo que te faça tomar a coragem de dar o primeiro passo.

Tudo deve ser levado em conta. O quanto você tem disponível para gastar, tempo para ficar, em qual época do ano você vai poder viajar, etc. 

Vamos pensar em meu exemplo anterior, o Chile

A capital é incrível, cheia de programas culturais, bons restaurantes e baladas. Mas é bem fria. Se for no inverno, pode aproveitar para esquiar e fazer snowboard nas montanhas chilenas, mas também vai passar bastante frio nos rolês em Santiago, é preciso ir preparada (o que inclui uma mala pesada – vamos ver esse tópico mais a frente).  

O outono e inverno são as piores épocas para visitar as vinícolas. As praias são lindas, mas mesmo no verão pode esquecer entrar na água congelante do Oceano Pacífico! 

Como já deu para ver, a pesquisa é tudo! Sua jornada tem início aí. Por ela você começa a conhecer o lugar muito bem, vendo fotos, vídeos, depoimentos, recomendações, mapas, praticamente você dá uma volta no lugar antes de chegar! Hoje a tecnologia nos permite muita coisa. 

Pode te fazer até mesmo mudar de rota, ou se você for como eu, ir adicionando cada vez mais destinos na sua lista.

Data

Como já adiantei, é fundamental que a data da sua viagem seja a ideal para o destino escolhido. Outro dia estava conversando com um amigo que pretende se mudar para a Indonésia, mas nunca nem tinha ouvido falar nas Monções, fenômeno que provoca intensos ventos e chuvas durante vários meses do ano! 

Francamente, fiquei abismada como as pessoas podem viajar assim para tão longe – e até pensar em uma mudança! – sem pesquisar muito bem antes. Espero que você entenda a importância de uma boa pesquisa para o sucesso da sua viagem

Afinal o intuito de viajar sozinha é viver experiências únicas, momentos maravilhosos e colecionar memórias incríveis, e não passar perrengue! E quanto mais bem informada e preparada você estiver, melhor vai ser.

Segurança

Infelizmente nós mulheres somos sim, mais suscetíveis à violência e, assim como voltar para casa sozinha é perigoso em nossa própria cidade em qualquer lugar do Brasil, devemos nos cuidar muito bem da mesma forma quando estamos viajando.

A verdade é que nunca estamos 100% seguras em nenhum lugar do mundo e ninguém pode te prometer isso. Mas ao escolher o local é bom ter em mente que seja um lugar “amigável” com mulheres independentes, então verifique a cultura local e os índices de violência do lugar. 

Mas posso afirmar que por todos os países que viajei, nunca me senti ameaçada ou em situação de perigo. Me senti bem mais segura nestas viagens do que no cotidiano do Brasil! 

É questão de fazer uma boa pesquisa antes de viajar, se proteger e estar sempre atenta, nenhuma novidade na vida de uma mulher! Temos que fazer a nossa parte e torcer pelo melhor sempre, em qualquer lugar do mundo. 

Falando em fazer sua parte, um seguro de viagem é indispensável, além de obrigatório em muitos lugares (sem ele, não entra!). Para evitar qualquer problema com saúde, gastos com imprevistos, extravio de bagagem, entre muitos outros perrengues, contratar um seguro viagem é fundamental e parte do autocuidado que devemos ter. 

Eu já me machuquei em outro país (veja o perrengue que passei aqui)e, por teimosia, não havia feito seguro. Adivinha? O hospital saiu bem mais caro do que a apólice teria custado!

Você que é leitora do Blog La Viajera ganha desconto para viajar tranquila e não passar pelo que passei neste link com a Seguros Promo usando o cupom: LAVIAJERA5

 

Roteiro

A viagem começa no planejamento: já vamos descobrindo o lugar e imaginando tudo de incrível que pode acontecer!

Na sua pesquisa de destino, você já viu e aprendeu muito sobre o lugar escolhido. Os melhores programas, aqueles que combinam com seus gostos, seu momento de vida e sua personalidade – lembre-se, dessa vez você não precisa da validação de ninguém! Para nada!

Não precisa que ninguém concorde em fazer aquilo que você mais quer! Não precisa ir a museus se você acha isso um saco! Nem programas de aventura se você morre de medo! Nem ir à vinícolas se o que você gosta mesmo é de beber cerveja e prefere esse tipo de degustação – ou quer é mesmo sentar em um boteco! Ou o contrário de tudo isso!

Muito menos seguir a programação limitada e controlada de uma excursão que para menos de 20 minutos em cada lugar e fica ameaçando te abandonar se você se atrasar 2 minutos! Você é a dona do rolê, you’re the boss! 

Mas até que alguns tipos de tour pela cidade no primeiro dia pode ser algo bem legal para te dar uma noção geral da cidade quando começamos a viagem! Vou dar mais dicas para o primeiro dia da viagem em outro post.

Ao viajar sozinha, você pode ir pra balada curtir a vida e se estiver solteira, já sabe, tudo pode acontecer! No dia seguinte pode acordar a hora que quiser e simplesmente andar pela cidade! O roteiro é seu.

Monte o seu com a sua cara, com as coisas que você quer ver e fazer de acordo com o que você descobriu na sua pesquisa. E se lá na hora você mudar de ideia sobre algo e quiser fazer outra coisa que parece ser mais divertida, adivinha? Você é livre, mulher!!

Passagens

O melhor jeito de viajar é com milhas, então vale tudo para juntar. Procure usar um cartão de crédito com um bom programa de milhas. Se você não sober os hack, demora para juntar e as companhias aéreas não facilitam essa troca, colocando o valor dos pontos para isso lá em cima. Mesmo assim vale muito a pena, eu só viajo com milhas! Ensino tudo sobre isso na minha série no Instagram Viajar Mais por Menos

Para quem ainda não tem milhas, na maioria das vezes é mais vantajoso comprar em sites agregadores, aqueles que já fazem a pesquisa para você em várias companhias. O melhor é que por eles você consegue ver as melhores opções de datas, de um dia para outro a diferença pode ser imensa!  

Onde ficar

Essa é uma questão crucial na sua viagem, mas que depende muito do seu estilo, propósito e orçamento disponível. A primeira coisa a considerar é a mobilidade, além, claro, da segurança. Na sua pesquisa você já deve ter noção de qual lugar será mais favorável para ficar. 

No centro? Perto da praia? Próximo da maior parte das atrações culturais? No bairro boêmio, no burburinho dos bares e baladas? Nesse caso é importante pesquisar se esse bairro também é um bom local durante o dia! 

Quanto mais perto de onde quiser passar mais tempo, menos vai gastar com uber, táxi ou ônibus. Lembre-se que caminhar também é sempre uma ótima opção e você vai andar muito nas viagens!

Outra coisa importantíssima a se levar em conta é o tipo de hospedagem. Que tipo de viajante você é? 

Daquelas que só topa hotel de luxo? Ou algum conforto já basta? Básica, sem frescura? Da galera, adora um hostel? Encara um quarto compartilhado?

Se você quer conhecer gente, não existe nada melhor que um hostel. Lá você vai encontrar pessoas com a sua cabeça: gente que gosta de viajar sozinha! Ou sozinho! 

E o melhor de tudo: gente de toda parte do mundo, o que é mais incrível! É um encontro de culturas maravilhoso. Pode ser bem bacana ou bem perrengue, depende muito da experiência. Eu já passei pelas duas.

Existem vários tipos de hostels e de quartos, de 4 até 20 camas!! Quartos só com mulheres e quartos mistos. Eles também oferecem quartos individuais, porém às vezes sai mais caro que um hotel, é importante pesquisar. 

Mas talvez valha a pena pegar um individual e sentir a experiência se a ideia de compartilhar te assustar a princípio!

O que levar

Pior parte de planejar a viagem: fazer a mala!

Ah, aqui tenho que confessar, que mesmo depois de tantas viagens, sendo algumas bem longas, esse ainda é meu maior problema. Como a maioria das mulheres, sofro para arrumar a mala e sempre acabo levando muito mais do que preciso!!

E ainda por cima, a mala sempre volta mais pesada, afinal fazer umas comprinhas é inevitável, não é mesmo? Se você for para o exemplo do artigo, acha que vai ao Chile – ou Uruguai ou Argentina! – e não vai trazer umas garrafas de vinho? Impossível! Isso pesa e ocupa espaço!

Então a dica aqui é: menos é mais! Como uma mulher sozinha viajando, o ideal é que tenhamos o mínimo de bagagem possível para que nunca precisemos da ajuda de ninguém, nem que passemos nenhum perrengue arrastando nossas malas pesadas!!

Quanto menos vulneráveis tivermos, melhor! 

O ideal mesmo é ser mochileira!! Ou então, levar uma mala pequena com rodinhas (se o solo do seu destino for adequado para isso – não adianta levar rodinhas para o deserto! Ou para acampar!) e uma outra mochila. E basta.

Leve o necessário, o básico de acordo com o clima que vai enfrentar, mais algumas peças básicas extras, tênis confortável para longas caminhadas e tudo ficará bem. 

O que você vai trazer de maior valor não pesa e não pode ser perdido: recordações inesquecíveis na sua cabeça e no seu coração!

Dica: Eu uso o app Packr e adoro. Você coloca os dados da sua viagem e baseado no tempo de duração e no clima do lugar, ele monta um checklist do que você deve levar na mala. Pagando apenas uma vez R$4,90 você pode inserir itens de sua escolha ao checklist.

Mas para quando devo marcar minha viagem sozinha?

2020: fechado para balanço! Hora de se reiventar, planejar e realizar seu sonho de viajar sozinha ano que vem!

A pandemia já dura muito mais tempo do que poderíamos imaginar e a quarentena só se estende diante de tantos casos. A situação continua triste e preocupante. Então, para quando devo me programar diante de um cenário tão incerto?

Ninguém pode te dar essa resposta exata, mas o mais sensato é aproveitar os preços baixos oferecidos pelas companhias aéreas e marcar sua sonhada viagem para o ano que vem. 

Até lá a probabilidade das coisas terem voltado ao normal é muito maior. Mas lembre-se de garantir passagens reembolsáveis, que estão sendo oferecidas pela maioria das aéreas nesse momento.

Dúvidas? Me diz como posso te ajudar! Quer sugerir um tema para um artigo? Ou já decidiu seu destino? Conta aqui nos comentários!

E lembre-se: se você quer viajar sozinha, mas com a segurança da consultoria de uma agência especializada, fale comigo aqui! 

#laviajera #passoapasso #viajarsozinha #comoviajarsozinha #guiacompleto

13 respostas em “Guia Completo para Viajar Sozinha – por Evelyn Cheida”

Quanto mais empoderadas e livres, mais lindas ficamos! Meu mais sincero desejo é poder ajudar a todas as mulheres se permitirem se sentir assim 🙂

Ótimo blog, com assunto excelente e necessário. Textos com astral altíssimo. É tudo que precisamos sempre!

great put up, very informative. I ponder why the opposite
specialists of this sector do not notice this. You must
continue your writing. I’m confident, you
have a huge readers’ base already!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *