Existem um milhão de motivos pelos quais eu amo viajar sozinha, mas se eu tiver que escolher o número 1, é, sem dúvida, a total liberdade de escolha!
Você é a chefe, você vai decidir o que fazer, quando fazer, que horas e até mesmo desistir de algum programa na hora se te der na telha.
Tudo pode acontecer, está tudo em suas mãos! É uma situação tão libertadora que garanto que você não vai querer outra vida!
Então vamos ao que você deve pesquisar para ir criando seu roteiro de viagem independente e se sentir segura para isso:
Destino
Aquele lugar dos seus sonhos nem sempre é o mais recomendável para ser de cara o seu primeiro destino para viajar sozinha.
Aqui existem inúmeros fatores a serem considerados, incluindo o fato de ser sua primeira “aventura”, e por isso pode ser que você queira começar pequeno se ainda se sentir insegura.
Você pode escolher um lugar bem perto, uma cidade vizinha, vale tudo que te faça tomar a coragem de dar o primeiro passo.
Tudo deve ser levado em conta. O quanto você tem disponível para gastar, tempo para ficar, em qual época do ano você vai poder viajar, etc.
Vamos pensar em meu exemplo anterior, o Chile.
A capital é incrível, cheia de programas culturais, bons restaurantes e baladas. Mas é bem fria. Se for no inverno, pode aproveitar para esquiar e fazer snowboard nas montanhas chilenas, mas também vai passar bastante frio nos rolês em Santiago, é preciso ir preparada (o que inclui uma mala pesada – vamos ver esse tópico mais a frente).
O outono e inverno são as piores épocas para visitar as vinícolas. As praias são lindas, mas mesmo no verão pode esquecer entrar na água congelante do Oceano Pacífico!
Como já deu para ver, a pesquisa é tudo! Sua jornada tem início aí. Por ela você começa a conhecer o lugar muito bem, vendo fotos, vídeos, depoimentos, recomendações, mapas, praticamente você dá uma volta no lugar antes de chegar! Hoje a tecnologia nos permite muita coisa.
Pode te fazer até mesmo mudar de rota, ou se você for como eu, ir adicionando cada vez mais destinos na sua lista.
Data
Como já adiantei, é fundamental que a data da sua viagem seja a ideal para o destino escolhido. Outro dia estava conversando com um amigo que pretende se mudar para a Indonésia, mas nunca nem tinha ouvido falar nas Monções, fenômeno que provoca intensos ventos e chuvas durante vários meses do ano!
Francamente, fiquei abismada como as pessoas podem viajar assim para tão longe – e até pensar em uma mudança! – sem pesquisar muito bem antes. Espero que você entenda a importância de uma boa pesquisa para o sucesso da sua viagem!
Afinal o intuito de viajar sozinha é viver experiências únicas, momentos maravilhosos e colecionar memórias incríveis, e não passar perrengue! E quanto mais bem informada e preparada você estiver, melhor vai ser.
Segurança
Infelizmente nós mulheres somos sim, mais suscetíveis à violência e, assim como voltar para casa sozinha é perigoso em nossa própria cidade em qualquer lugar do Brasil, devemos nos cuidar muito bem da mesma forma quando estamos viajando.
A verdade é que nunca estamos 100% seguras em nenhum lugar do mundo e ninguém pode te prometer isso. Mas ao escolher o local é bom ter em mente que seja um lugar “amigável” com mulheres independentes, então verifique a cultura local e os índices de violência do lugar.
Mas posso afirmar que por todos os países que viajei, nunca me senti ameaçada ou em situação de perigo. Me senti bem mais segura nestas viagens do que no cotidiano do Brasil!
É questão de fazer uma boa pesquisa antes de viajar, se proteger e estar sempre atenta, nenhuma novidade na vida de uma mulher! Temos que fazer a nossa parte e torcer pelo melhor sempre, em qualquer lugar do mundo.
Falando em fazer sua parte, um seguro de viagem é indispensável, além de obrigatório em muitos lugares (sem ele, não entra!). Para evitar qualquer problema com saúde, gastos com imprevistos, extravio de bagagem, entre muitos outros perrengues, contratar um seguro viagem é fundamental e parte do autocuidado que devemos ter.
Eu já me machuquei em outro país (veja o perrengue que passei aqui)e, por teimosia, não havia feito seguro. Adivinha? O hospital saiu bem mais caro do que a apólice teria custado!
Você que é leitora do Blog La Viajera ganha desconto para viajar tranquila e não passar pelo que passei neste link com a Seguros Promo usando o cupom: LAVIAJERA5
Roteiro
13 respostas em “Guia Completo para Viajar Sozinha – por Evelyn Cheida”
Linda.
Quanto mais empoderadas e livres, mais lindas ficamos! Meu mais sincero desejo é poder ajudar a todas as mulheres se permitirem se sentir assim 🙂
Ótimo blog, com assunto excelente e necessário. Textos com astral altíssimo. É tudo que precisamos sempre!
As mulheres precisam se permitir experimentar essa liberdade, é tão libertador! Continue acompanhando, é só o começo 🙂
Aceitei esse desafio lindo, vindo da minha amiga Evelyn, de mostrar o quanto é incrível viajar sozinha. Tão importante essa iniciativa de empoderar as mulheres nesse sentido!
Obrigado pela experiência compartilhada, enriquecedora!
Que bom que gostou! Tem muito homem que tb quer viajar mas tem receio, esse texto serve pra muita gente 🙂
Adorei o blog e seu conteúdo ! Viagem inesquecível, obrigado pela menção na fotografia.
Amei conhecer vcs e amei a sessão de foto!!! Nunca viajamos sozinhas quando estamos de coração aberto S2
great put up, very informative. I ponder why the opposite
specialists of this sector do not notice this. You must
continue your writing. I’m confident, you
have a huge readers’ base already!
Thanks, keep on reading, here you’ll find everything you need to travel more for less.
I do trust all of the concepts you have presented on your post.
They’re very convincing and will certainly work. Still, the posts are very brief for starters.
May just you please extend them a little from next time?
Thank you for the post.
Thanks for finally talking about >Guia Completo para Viajar Sozinha
– por Evelyn Cheida – La Viajera <Liked it!