Dicas de viagem sozinha para Gramado e Canela

A Serra Gaúcha é um excelente destino para viajar sozinha

Picture of Leitora La Viajera da vez: Amanda Almeida

Leitora La Viajera da vez: Amanda Almeida

Secretária executiva, caiçara e fã de Bon Jovi

O Lago Negro foi meu lugar preferido em Gramado

Viajar sozinha é uma descoberta, onde você sai do seu lugar de origem e vai em busca de novos horizontes, novas culturas, novos ares, novos voos, entre tantas outras coisas bacanas.

Já fui a Santa Catarina, conheci mais uma vez Floripa (veja as dicas nesse post), mas nunca tinha ido para o Rio Grande do Sul, nem à Serra Gaúcha.

Como já tinha ouvido falar muito bem de Gramado, pensei: quero conferir de perto! Então parti para minha segunda viagem sozinha

Fiquei chocada com o artigo da Evelyn, fundadora do blog La Viajera sobre o ranking dos países mais perigosos para viajar sozinha. O Brasil aparece em um triste 2º lugar. 

Mas nesses lugares que viajei para o sul do país, posso garantir que me senti muito segura sozinha (veja post com 17 dicas de segurança para viajar sozinha).

Confira aqui os melhores passeios de Gramado e Serra Gaúcha!

Para viajar com todo o suporte de uma agência de viagens, fale com a Evelyn na @agencialaviajera!

 

Gramado: Paraíso dos Chocolates, Gastronomia e Muitos Parques

A deliciosa fábrica de chocolate Lugano em Gramado

Quando cheguei, caiu a ficha rapidinho: o friozinho típico da serra. Frio abre o apetite, não é mesmo? Impossível deixar de conhecer as lojas de chocolate! 

Tem muitas, uma mais deliciosa que a outra! Mas se eu tiver que apontar minha favorita é a Caracol Chocolates. Além de maravilhosa, o chocolate é tão cremoso, que dispensa mais comentários!

Além dessa, há várias outras chocolatarias ótimas para conhecer em Gramado, como a Lugano, Planalto, Gramadense, Prawer, vale a pena conferir e levar aquele chocolatinho de presente para a família.

Na sua mala não pode faltar roupa de frio! Levei apenas algumas blusas, que quebraram o galho. Leve blusas quentes para não ser pega desprevenida e ter que comprar lá! Por ser um lugar muito turístico, as roupas não são baratas.

Detalhe, fui no verão e peguei 15º à noite! Imagina no inverno

Não podia deixar de fazer o city tour Gramado – Canela. Vale a pena, você só vai ver lugares muito lindos.

Um deles é o Parque do Caracol. Paisagem deslumbrante, vale a pena conferir o visual, e preparar o bolso (veja dicas pra juntar dinheiro para viajar!), pois a maioria dos parques são pagos. 

Prepare o bolso para tantos parques atrativos!

Parque temático Mundo a Vapor em Gramado

Outro lugar interessante em Canela é o Mundo a Vapor, com direito a fotos em frente à locomotiva.

Mais um lugar legal é o Geo Museu, com pedras preciosas. Como era muito caro não quis entrar, mas a loja é fascinante, com uma área externa incrível para tomar um café. Veja mais infos do lugar nas dicas abaixo.

Já em Gramado, tem o Museu de Cera. Logo na entrada, tem algumas celebridades pra tirar aquela foto básica com seu ídolo.

Agora, o lugar mais lindo, que eu fiquei apaixonada, foi o Lago Negro. Com pinheiros enormes em volta, me senti nos Estados Unidos do século XVIII. Aquele cenário de filme maravilhoso!

Não tem como deixar de lado o Pórtico estilo bávaro, a entrada de Gramado, fiquei emocionada ao chegar!

O relógio Cuco é lindo, e colocando uma moeda, ele toca música alemã, uma graça.

Ainda pelo centro de Gramado, temos outras opções de lugares fantásticos, como a rua Torta, a igreja São Pedro, e o Palácio dos Festivais, que sedia o famoso Festival de Cinema há mais de 40 anos. Também é o local que acontece o maravilhoso Natal Luz.

Quem ama a boa gastronomia vai encontrar culinárias de diversos países, como a alemã, italiana, suíça… E para começar, aquele fondue delícia, com direito a queijo e chocolate, e um ótimo suco de uva.

O churrasco gaúcho também não pode ficar de fora, porque visitar a terra do churrasco e não aproveitar, é impossível né?

Dicas de lugares imperdíveis em Canela e Gramado

A Florybal tem fábrica, loja de chocolate, mirante e parque!

Vamos de dicas? Confira alguns lugares que frequentei e me deliciei com a gastronomia e as paisagens.

Dicas de Canela

O parque Bondinhos Aéreos oferece essa beleza incrível!
  • Parque Bondinhos Aéreos

Teleféricos coloridos com vistas de áreas selvagens e uma cachoeira, além de um café e uma loja de presentes. Tudo lindo.

  • Parque temático Mundo a Vapor 

No parque existem máquinas a vapor em tamanho real e em miniatura. Miniaturas de uma fábrica de papel, de uma olaria e de uma ferraria, entre outras.

Dicas de Gramado

Não é à toa que a rua Torta é tão disputada para fotos, é um charme mesmo!
  • Tomasini Fondue

  • Galeto Itália

  • Casa Di Pietro

  • Caracol Chocolates (Difícil apontar a melhor, mas essa foi minha favorita!)
  • Prawer Chocolates

  • Lugano Chocolates

  • Planalto Chocolates

  • Florybal Chocolates e Mirante

Além da rede de lojas de chocolate e de um mirante, há também o  Parque Florybal, com atrações para todas as idades.

Não fui pois o preço estava salgado para o meu orçamento (R$ 120), mas pretendo ir na próxima!

Tem mais de mil esculturas de bonecos gigantes, como dinossauros, guardiões da floresta, índios, sereias, duendes, gnomos, fadas, deusas, homens das cavernas, animais em tamanho real, além de personagens bíblicos! 

  • Rua Torta

Esse é um dos pontos mais disputados para fotos, mas vale a pena, é muito linda!

  • Relógio Cuco 

Esse lindo relógio encanta a todos que passam pela avenida. Há uma caixinha ao seu lado, em que depositando qualquer moeda, os bonecos saem da casinha e dançam música típica alemã. Uma graça!

  • Rua Coberta

A rua é um charme e abriga lojinhas, bares e restaurantes. Próxima aos principais pontos turísticos da região, também é palco de atrações especiais em datas específicas, como o coral do natal luz, quando fica bem mais disputada. 

Na época mais fria, é o lugar que possui a melhor infraestrutura para receber os turistas, pois possui cadeiras cobertas com lã e mantas para amenizar as baixas temperaturas. Uma delícia!

  • Lago Negro

Nem dá pra acreditar que é um lago artificial! Pensa num lugar lindo! Foi meu preferido da viagem. Aberto diariamente durante 24 horas, oferece passeio de pedalinhos, bar, restaurante e loja de conveniência.

  • Museu de Cera

Pensou que era só na Europa ou em Nova York? Temos nossa versão (Dreamland) em Gramado e em Foz do Iguaçu.

Em determinadas épocas do ano, são realizadas exposições de museu itinerante, reunindo 50 esculturas em vários shoppings do país.

  • Pórtico Gramado

A entrada de Gramado em estilo bávaro marca seu charme na chegada à cidade!

  • Geo Museu

Esse foi outro que não entrei pelo preço meio salgado, mas entrou pra minha lista da próxima vez! Reúne mais de 600 pedras preciosas em um amplo prédio de três mil metros quadrados. 

Entre as peças mais fotografadas está um geodo de quartzo ametista do Uruguai, com quatro metros de altura e mais de seis toneladas! O exemplar é oriundo dos grandes derrames vulcânicos que originaram a Formação Serra Geral, desencadeados pela separação da América do Sul da África, há cerca de 130 milhões de anos. 

Para encerrar, fica a mensagem: “Leve nos olhos a imagem colorida de Gramado”. 

Aproveite o que a cidade tem de melhor com passeios inesquecíveis.

Compre aqui seu lugar no ônibus turístico que faz Gramado e Canela, recomendo!

Viaje com a @agencialaviajera e deixe todo o planejamento conosco, pelo melhor preço!

Até a próxima!

#oquefazeremgramado #dicasdegramado #oquefazeremcanela #dicasdecanela #viajarsozinha #viagemgramado #bloglaviajera #viagemsozinhagramado #viajarsozinhacanela #viajarsozinhaserragaúcha

Deixei Gramado com gosto de quero mais! Já estou planejando minha volta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *