Sugestão de roteiro para 1, 2 ou 3 dias

Surpreendida. Essa é a palavra que melhor descreve como fiquei em mais uma viagem sozinha para conhecer Porto Alegre. Todas as pessoas a quem eu perguntei sobre a cidade – e isso inclui nativos da capital, do estado e pessoas que já passaram por lá – me desanimavam, dizendo que não havia nada de bom para conhecer em POA! Bah, pois eu te digo já de início, que mentira, tchê!

Me diziam que não tinha nada demais, que dois dias já era muito, que era perigoso e blá… Diante disso, reservei apenas dois dias e meio na capital antes de ir para a badalada Gramado, já que só tinha uma semana para conhecer os dois lugares, mas olha… que arrependimento! Algo me dizia que nada do que me falavam era certo! Minha intuição não falha e mais uma vez ela estava certa: Porto Alegre é incrível! Mas se você quiser ir do aeroporto de POA direto para Gramado, contrate esse transfer aqui. Tem também a opção de ir direto para Canela, se você se hospedar lá. Tem ainda a opção de um voo direto para Caxias do Sul e aí são 2 horas até Gramado nesse transfer aqui.

Linda, cheia de opções culturais e gastronômicas, com vida social ativa e um pôr do sol absolutamente deslumbrante, de céu intensamente azul e com grande parte do cais e da orla sendo revitalizada, Porto Alegre definitivamente ganhou meu coração.

Sem falar que eu não esperava que o rio Guaíba acabasse substituindo o clima de praia. Ok, não é a mesma coisa que o mar e nunca será, palavra de caiçara aqui. Mas suas águas, sua orla, suas praias (sim, Porto Alegre tem praias, algo que nunca soube e creio que você também não! Veja vídeo da praia porto-alegrense aqui!), suas ciclovias, com as pessoas praticando esporte me lembrou sim, minha cidade de Santos e qualquer outra com o clima praiano.

E não posso deixar de lado mais um ingrediente fundamental: a hospitalidade do porto-alegrense! Meu anfitrião do Couchsurfing (se não sabe o que é isso, nesse vídeo explico direitinho) Jorge, me recebeu tão bem, que me senti como se fosse da família. Sua amiga Sandra e todos que conheci na cidade foram simpatia pura!

Me senti super segura, ao contrário do que me alertaram. Obviamente é uma metrópole e perigo sempre vai existir, cabe a você se cuidar e não dar vacilo. Mas caminhei bastante sozinha durante o dia e me senti muito bem! 

É o que eu sempre digo: uma mulher brasileira está pronta para qualquer lugar, é só questão de se empoderar, ou seja, tomar posse disso. Não importa qual seja sua cidade, se você é brasileira, está acostumada a cuidar da integridade do seu corpo e da sua bolsa o tempo todo, verdade ou não?? Então o que muda em uma viagem sozinha? Nada!

Outro ponto mega positivo foi o transporte público! O fato de poder atravessar a rua saindo do aeroporto e pegar um ônibus para qualquer lugar da cidade é fenomenal! E foi assim que fui encontrar meu anfitrião. Super seguro, prático e econômico! Vamos então às dicas de roteiro!

Veja também dicas de passeios pela cidade incluindo city tour gratuito pelo centro histórico!

Você não tem tempo nem paciência para passar dias planejando sua viagem? Deixa tudo com a minha agência La Viajera, fale com a gente!

O que fazer em Porto Alegre em um dia - o que você não pode perder de jeito nenhum

cais embarcadero porto alegre
O Cais Embarcadero é uma bela iniciativa de revitalização do porto. O lugar foi transformado em uma área gastronômica super descolada. São vários bares e restaurantes em um longo container com essa belíssima vista

1.Comece pelo coração da cidade, a praça Marechal Deodoro, mais conhecida como Praça da Matriz, no Centro Histórico, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por ter sido palco de fatos marcantes da cidade desde sua fundação. Lá foi onde ocorreu a aclamação da República em 1889 e onde acontecem até hoje manifestações artísticas e passeatas. (Se você curte a presença de um guia, eu mega recomendo fazer um walking tour gratuito baseado em gorjetas  pelo centro histórico! Reserve aqui.)

Nela estão a bela Catedral Metropolitana de Porto Alegre (veja como ela é linda por dentro nos meus Destaques Porto Alegre no instagram), o Palácio Farroupilha, que hoje abriga a Assembleia Legislativa do estado, o lindo Palácio Piratini, do governo, o Theatro São Pedro e o Palácio da Justiça, além de um monumento a Leonel Brizola e outro, no centro da praça, a Julio de Castilho, ilustre político e jornalista gaúcho.

2. Se você gosta de caminhar, minha sugestão é que vá da Praça Matriz andando pelo centro e desça a Avenida Borges de Medeiros, até avistar um prédio de arquitetura bem diferente ao seu lado direito, o Centro Administrativo Fernando Ferrari, um edifício em forma de pirâmide no bairro Praia de Belas. Ali, atravesse a avenida para o lado esquerdo e descubra a linda Praça dos Açorianos e uma calçada toda decorada com flores, bicicletas e frases de motivação, mantidas pela síndica de um dos prédios. Essa trajeto dá 1,2 km. Pra mim foi uma delícia e é claro que recomendo sempre sapatos confortáveis e sem salto!

3. Se você ainda gosta de caminhar (rsrs, eu amo e fiz esse roteiro todo a pé), siga para a Cidade Baixa – esse é pra curtir de noite e de dia – o bairro boêmio da cidade. Atravessando essa vizinhança gostosa e arborizada, você vai chegar em um parque lindo de viver! Do início na Praça Matriz até a próxima atração, o total da caminhada dá uns 3 km.

4. O Parque Farroupilha (mais conhecido como Parque Redenção) é maravilhoso, além de ser o mais tradicional e popular da cidade. Com sol, a fonte na praça central forma lindos arco-íris! Tem o Recanto Oriental e vários lugares que rendem fotos maravilhosas e um passeio delicioso.

5. Hora de pegar um carro de app (eu ouvi daqui você dizendo “Ufa!” kkk) e conhecer o Cais Embarcadero. Uma parte do porto que foi revitalizada e transformada em espaço gastronômico super descolado. São vários bares/restaurantes em contêineres, mas já vá sabendo que o preço é salgado. Porém a vista e o conceito fazem valer a pena! Lindo pra ver o pôr do sol, porém eu recomendo um lugar mais incrível ainda para isso, caso você só tenha um dia na cidade!

6. Gasômetro. Se até aqui tu não se apaixonou por Porto Alegre, aqui se apaixona de vez! O lugar, às margens do rio Guaíba, é lindo e está totalmente revitalizado. Além da antiga usina que dá nome ao lugar, que hoje é um centro cultural de seis andares, há um deck, perfeito para assistir o pôr do sol! Dica: leve um casaco, porque nessa hora a temperatura cai bastante!

Também existe um calçadão maravilhoso (à noite luzinhas no chão se acendem e o local é super bem iluminado), com jardim, bancos e ciclovia, além de pessoas vendendo Quentão

Curiosidade: O Gasômetro é conhecido assim devido a antiga usina de energia do local, que apesar do nome, era na realidade uma usina movida a carvão mineral! O nome “Gasômetro” fazia referência aos tanques de gás de petróleo que eram distribuídos por canalização às residências da cidade que ficavam ao lado de onde hoje está a Usina. Com isso, a ponta da cidade passou a se chamar “ponta do gasômetro”.

7. Não bastasse essa área do Gasômetro ser a que talvez mais me encantou na cidade, lá ainda tem um restaurante divino (no Cais Embarcadero tomei drinks, aqui sim jantei depois de ver o sunset mais lindo!), o 360 POA Gastrobar. 

Um restaurante redondo, todo de vidro, em cima do rio Guaíba! A gente vê as águas embaixo dos pés, é muito lindo e a comida maravilhosa! Uma ótima opção para assistir o pôr do sol também, principalmente se estiver muito frio! Eu gastei R$ 125 com um drink bem grande, um belo prato requintado com filé mignon e uma sobremesa de comer rezando, vendo o resto do pôr do sol e me abrigando do frio que já estava congelante! Na minha opinião vale o custo-benefício.

8. Agora é hora de esticar para um bar, ver um pouco da noite porto-alegrense. A dica é a Rua dos Andradas, berço da cidade, no centro histórico. Fica bem perto do gasômetro, então o Uber sai bem baratinho. A rua é cheia de bares legais e alguns bem tradicionais, como o Boteco Histórico, que ocupa um dos prédios mais antigos e charmosos da rua, bem em frente a outro prédio que chama atenção, um rosa, que abriga a Casa de Cultura Mário Quintana, outro que merece ser visitado de dia.

O que fazer em Porto Alegre em dois ou três dias - Dica de Roteiro

praça Montevideo em porto alegre
Andando pelo centro só pensava o quanto ele me lembrava o centro da capital uruguaia. Aí chego nessa praça hermosa e confirmo: a praça da Prefeitura se chama Praça Montevideo! Olha só que coisa mais linda com essas palmeiras!

Se você tem mais dias nessa cidade incrível, o que recomendo fortemente, vamos à continuação do roteiro!

9. O Mirante Santa Tereza foi meu primeiro presente em Porto. Meu anfitrião do Couchsurfing fez questão de me levar lá e, UAU, que vista! De lá se vê a bela cidade de cima, às margens desse lindo rio Guaíba e o estádio Beira-Rio, casa do Inter. Amei conhecer esse lugar. Eu estava com ele, que é local e subimos caminhando, mas recomendo que você vá de Uber, ok? E de dia, obviamente, já que o intuito é ver essa paisagem belíssima!

10. A zona sul da cidade é onde estão as surpreendentes praias de rio. A cidade tem uma orla muito bonita, com ciclovia, que realmente traz aquela vibe praiana, com as pessoas fazendo esporte, correndo, caminhando, pedalando, andando com seus cachorros.

Eu conheci a praia de Ipanema, onde fiz o vídeo e realmente fiquei surpreendida. Me arrependi de não levar um biquini, já que estava calor e um belo dia de sol em pleno mês de julho. Mais uma vez eu digo que dei muita sorte! Os gaúchos me falaram que na semana anterior o clima estava horrível, com muito frio e muita chuva! Quando se planeja com antecedência uma viagem nunca sabemos o que vamos encontrar, né? Foi meu caso, comprei minha passagem 2 ou 3 meses antes.

11. Se você gosta de culinária e curte conhecer o mercado público das cidades, aproveite o de Porto Alegre no centro. Lá você vai encontrar todo o tipo de erva para um bom chimarrão gaúcho e muito mais. Já vai estar ao lado das próximas atrações! As dicas de 10 a 12 são todas bem pertinho uma das outras!

12. O centro de Porto Alegre me lembrou muito uma outra capital que amo demais: Montevideo, no Uruguai. Eu andava por ali e não conseguia pensar em outra coisa! E não é que eu acertei em cheio? Quando cheguei na linda Prefeitura, adivinha qual o nome do lugar? Praça Montevideo. Um charme! Veja as palmeiras na foto! Aliás, há muitas nessa cidade linda!

13. Para almoçar, para o café da tarde, um happy hour ou o jantar – estive lá em duas dessas ocasiões – recomendo o Chalé da Praça XV. A casa é linda e carrega mais de 100 anos de história. O lugar serve um almoço por quilo delicioso e também um chopp bem gelado, que pode ser degustado na parte aberta em caso de dias bonitos (eu tive mesmo muita sorte com o tempo perfeito na cidade), em um ambiente muito agradável! No happy hour sempre tem alguma promoção rolando! Dali você vai caminhar ao seu próximo passeio, pertinho!

Chalé XV Porto Alegre
O Chalé da Praça XV é uma delícia pra curtir um dia de sol na área externa. A casa tem mais de 100 anos de história

14. Dar um passeio de barco em Porto Alegre em dia de sol é muito legal! Dica: mesmo com sol leve casaco! A menos que você vá no verão, que aí o nome da cidade muda para “Forno Alegre”! Mas mesmo assim, no pôr do sol a temperatura cai consideravelmente!

Eu fui no barco Cisne Branco e gostei bastante. Tem bar e você pode ir curtindo todo o trajeto em uma mesinha no deck superior, super agradável! Tem locução que vai te explicando tudo sobre o trajeto. Mostrei meu passeio nesse vídeo aqui!

Existem 2 opções de passeios:

Navegando pelo Guaíba

Esse passeio dura uma hora e navega pelo Delta do Jacuí, passando por 27 ilhas e pelas mansões da cidade de Eldorado do Sul, cidade vizinha. Na volta a Porto, já dá pra avistar o Gasômetro e o estádio do Internacional.
Saída às 15h (exceto terças).
Valor: R$40 (Inteira) ou R$20 (meia) para estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos.
Local de embarque: Cais do Porto, armazém B3, (avenida Mauá, 1050).

Happy Hour

1h30 de navegação para a zona sul da cidade, onde ficam as praias que mostrei aqui com experiência do pôr do sol, serviço de bar e copa a bordo, por adesão. 
Saída às 18h* (exceto terças). *É necessário 20 pagantes para confirmar a saída.
Valor: R$45 (Inteira) ou R$22,50 (meia). 

15. Se ontem você curtiu a noite na Rua dos Andradas, é hora de conhecer a noite do bairro mais boêmio da capital gaúcha, a Cidade Baixa. São vários bares, restaurantes e baladas. Eu comi uma carne espetacular no Cotiporã e depois passei em um bar de Rock.

16. Gostando ou não de futebol, acredito que vai curtir passar pelo estádio Beira-Rio do Internacional. O entorno é super bonito. Na frente dele tem um condomínio bem diferente, em forma de “escada” todo colorido. O estádio fica de frente para a orla e dá para tirar fotos no letreiro. 

Não sou gaúcha, portanto obviamente não sou Colorado, apesar de até simpatizar e gostar das cores que parecem a do meu time, que aliás, foi lá jogar justamente nesse dia. Eu fui é levar sorte pra ele, que nesse dia ganhou na capital gaúcha! SPFC 2 x Inter 0! 🙂

Claro que você pode visitar o estádio do Grêmio também, é que aqui só indico passeios que eu fiz! Apenas passei pela Arena do Grêmio de ônibus quando estava voltando de Gramado e vi que é muito lindo também! 

17. A Praça Dmae – Departamento Municipal de Água e Esgotos – é mais instagramável do que bonita ao vivo, na minha sincera opinião. O lugar é um sonho de lindo, mas infelizmente a estrutura física da belíssima propriedade não está bem conservada como merece. 

Mesmo assim rende fotos muito lindas devido a beleza de seus jardins, esses sim muito bem cuidados. Vale a pena se tiver tempo e quiser tirar fotos bonitas.

Onde ficar em Porto Alegre - para todos os gostos e bolsos

Dessa vez eu fiquei em Couchsurfing – plataforma de hospedagem gratuita, onde pessoas oferecem lugares em suas casas com o objetivo de trocar experiências e fazer networking na mais pura essência mochileiraVeja vídeo que ensino 6 formas de se hospedar barato ou de graça aqui

Se quiser ficar em Hostel, sem dúvida o jeito mais fácil, seguro e barato de encontrar o seu é aqui no HostelWorld. Não esqueça: no lado direito superior, escolha Português e a moeda Real. Tem quarto privado a partir de R$ 120 e compartilhado por R$ 60.

Se quiser ficar em Hotel, algumas boas pedidas com bons preços (3 estrelas) na região central, pertinho do Gasômetro, do passeio de barco e muito mais!

Ibis Budget

Hotel Dan Inn Porto Alegre

Tri Hotel Porto Alegre

Opções 4 estrelas:

Intercity Porto Alegre

Swan Tower Porto Alegre

5 estrelas – Esse fica no bairro mais nobre da cidade, Moinhos de Vento:

Sheraton Porto Alegre Hotel

Esse também é 5 estrelas, mas com diárias bem mais em conta:

Radisson Porto Alegre Atlântica

Cais Embarcadero Porto Alegre
Com os melhores anfitriões que eu podia ter: o Jorge Moreira me recebeu no Couchsurfing, fez um almoço delicioso pra mim e me levou pra conhecer vários lugares na cidade no 1º dia! E ainda me apresentou a querida Sandra. Eles tb tiveram que ir onde eu queria, como no Cais Embarcadero! Esses 2 moram no meu coração pra sempre e espero recebê-los em casa um dia!

E aí, gostou das dicas? Me conta aqui nos comentários se a capital gaúcha também te encantou e surpreendeu, assim como a mim! Agora você já está prevenida e não vai errar como eu, vai reservar mais dias pra passear nesse Porto tão Alegre! Me siga no Instagram para ver todos os posts, vídeos e destaques de Porto Alegre que fiz em mais uma viagem solo incrível e inesquecível! E se não tiver tempo e paciência para planejar sua viagem, deixa que eu cuido de tudo para você em minha agência de viagens La Viajera!

#dicasdeviagem #viajarsozinha #portoalegre #poa #oquefazeremportoalegre #dicasderoteiro#viagemsolo #lugaresparaconheceremportoalegre #viajandosozinha #mulheresqueviajamsozinhas #viagemsozinha

2 respostas em “O que fazer em Porto Alegre – 17 lugares imperdíveis – por Evelyn Cheida”

Adorei o conteúdo, sempre tive vontade de conhecer a serra gaúcha, e por aqui estou pegando várias dicas. Acjo que não é impossível rsrsrsrs

Oi Tabatha, vi sua msg no Instagram, aqui o artigo já respondeu sua pergunta, né? Porto Alegre é uma ótima pedida e a Serra Gaúcha tb! Eu amei e recomendo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *