Jornalista fundadora do blog que mais empodera a mulher para viajar. Mãe de cachorro e gato. Apaixonada por viagens, atividade física, animais e natureza!
Fiz uma enquete no instagram da La Viajera que deu o que falar, e que, francamente, me chocou.
Perguntei qual é o motivo que mais impede você de viajar sozinha:
Note que todas as alternativas começam com medo. O medo nos paralisa. Mas é o que serve para nos proteger de tantos perigos desse mundo insano também.
A opção mais votada, com 43,4%, foi o medo da violência contra a mulher. Você pode se perguntar porque fiquei surpresa, já que é óbvio que essa é uma triste realidade. Mas nunca pensei que isso paralisasse tanto os sonhos das brasileiras a esse ponto.
No artigo Mais Mulheres Viajam Sozinhas em Todo o Mundo, eu mostro as principais pesquisas mundiais sobre o tema e um fato alarmante – as latinas ainda viajam bem menos do que as gringas. E por que isso?
O maior motivo é o medo da violência, além de termos sido criadas em um formato extremamente machista. A cultura latina é sim muito machista! Nesse artigo eu trouxe dados de estudos e análises, não deixe de ler!
Os pesquisadores de viagem Asher e Lyric Fergusson fizeram um levantamento dos países mais perigosos para viajar sozinha. Prepare-se para o choque do 2º colocado: seu país.
Fora a percepção sombria e real dos estrangeiros – confirmado por esse estudo muito sério, qual a percepção da mulher brasileira?
Como já disse no início: medo. De ser violentada, de ser morta.
O Brasil aparecer em 2º em um ranking sério dos piores países para uma mulher viajar sozinha me chocou muito. Será que porque eu, como mulher brasileira, já me acostumei ao medo? Ou será que por ter crescido aqui, esse horror é “nosso normal” e eu não imaginava que estávamos tão mal na fita?
As estatísticas mostram que o medo das brasileiras não tem nada de fantasioso. A Folha de S. Paulo realizou uma consolidação inédita dos dados de feminicídio no Brasil, que aponta crescimento de 7,3% de casos em 2019 em relação ao ano anterior.
Em alguns estados o crescimento é assustador. Os números mostram que no ano passado houve aumento de mais de 30% nos registros em São Paulo, Santa Catarina, Alagoas, Bahia, Roraima, Amazonas e Amapá.
Em números totais, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul foram os estados que registraram mais casos.
Uma mulher a cada 7 minutos é vítima de feminicídio no país e mais de 180 são estupradas por dia no Brasil.
Talvez agora você acredite mais em mim quando digo que me senti mais segura em minhas viagens ao exterior do que me sinto em meu próprio país, estado, cidade ou bairro.
Eu prefiro viajar para fora sozinha, mas isso não significa que lá estamos 100% seguras! Essa certeza não existe em lugar algum, como expliquei no Guia Completo para Viajar Sozinha. Com o câmbio desfavorável nos últimos anos, também tenho viajado muito sozinha pelo Brasil!
O que precisamos aqui ou em qualquer lugar antes de viajar é fazer uma boa pesquisa – preparação é tudo – e tomar os cuidados que qualquer mulher brasileira já está acostumada a tomar.
A mulher brasileira já nasce sabendo que o perigo é iminente. Que triste constatar isso! Mas é, nossos pais já nos ensinam certas coisas desde criança (ou deveriam né?). Meu pai me ensinou muita coisa e sempre me deixou alerta em relação a isso.
A intenção nunca é te alarmar e que você deixe de viajar, muito pelo contrário, infomação liberta e empodera! Aprenda a se cuidar nesse artigo com 17 dicas de segurança para uma mulher viajar sozinha!
E nunca, jamais esqueça do seu seguro viagem! Garanta o seu aqui com desconto usando o cupom EVELYNLAVIAJERA!
Boas viagens!
Se você prefere viajar com todo o suporte de uma agência de viagens, fale comigo na @agencialaviajera! Todo meu conhecimento e experiência a serviço dos seus sonhos e da sua segurança!
Boas viagens!
Uma resposta em “10 Piores Países pra Viajar Sozinha – por Evelyn Cheida”
Thanks for your blog, nice to read. Do not stop.